O que é Glaucoma?
Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.
Há vários tipos de glaucoma. O glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, que representa mais ou menos 90% dos casos, incide nas pessoas acima de 50 anos e pode ser assintomático..
A principal característica do glaucoma de ângulo fechado é o aumento súbito de pressão intraocular. O glaucoma congênito (forma mais rara) acomete os recém-nascidos e o glaucoma secundário que é decorrente de enfermidades como diabetes, uveítes, cataratas, etc.
Sintomas
Glaucoma é uma doença assintomática no início. A perda visual só ocorre em fases mais avançadas e compromete primeiro a visão periférica. Depois, o campo visual vai estreitando progressivamente até transformar-se em visão tubular.
Diagnóstico
Diversos fatores sao levados em consideracao para o diagnostico do glaucoma, sendo o principal a Pressao intra ocular. O formato, simetria e escavacao do disco nao sao menos importantes ao exame. Os exames complementares com campovisual, paquimetria, retinografia, OCT e PERG fecham o diagnostic.
Tratamento
O glaucoma crônico – tipo mais comum da doença – exige o uso constante de colírios pela vida inteira, porque não tem cura. Como pode ser controlado por meio de medicação, cirurgia ou laser, o paciente precisa ser mantido sob controle ininterruptamente.
Recomendações
- Consulte com regularidade o oftalmologista, principalmente a partir dos 40 anos. O diagnóstico precoce do glaucoma é fundamental para o controle da doença;
- Não se descuide da adesão ao tratamento.Este descuido pode ter graves consequências.